17/08/2014 - Culinária regional é aperfeiçoada no Crato

Crato. Quem visita o Ceará não pode voltar para casa sem experimentar uma dos pratos mais ilustres da culinária cearense: o baião de dois. No Cariri, a delícia é o carro chefe do restaurante Só Baião, famoso pelo preparo e sabor diferenciados da iguaria, que vem molhadinha e cremosa, conquistando o paladar dos moradores e dos turistas que visitam a região.

Com o aprimoramento da qualidade dos serviços oferecidos, o restaurante Só Baião virou referência na região do Cariri, conquistando clientela fiel, que faz o negócio crescer a cada dia e gerar mais emprego e renda à comunidade.

Há 13 anos no mercado, a empresa aposta no aperfeiçoamento permanente para encantar os clientes e continuar crescendo. Como a maioria dos empreendimentos brasileiros, o restaurante Só Baião começou bem pequeno e surgiu do sonho do casal César e Iolanda de ter o próprio estabelecimento. No início, os dois abriram uma galeteria, onde o cliente passava e pegava o frango assado na brasa para levar para casa.

"Abrimos o nosso negócio no dia 1º de setembro de 2000, Dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Crato. Portanto, sob a sua proteção. A ideia inicial era vender frango assado, porém, logo percebemos que poderíamos agregar outros serviços", conta Iolanda. "Pouco tempo depois resolvemos ousar e lançar um pequeno cardápio, disponibilizando aos clientes churrasco de cortes nobres no quilo", lembra.

A novidade passou a atrair cada vez mais clientes e os empreendedores resolveram inovar, mais uma vez, passando a oferecer baião de dois como acompanhamento das carnes. O prato, no entanto, era diferente. Usava-se no preparo creme e queijo, deixando a mistura de arroz e feijão ainda mais saborosa, atrativa até para os paladares mais exigentes

"Por aqui, só tinha baião de dois enxuto. O nosso, cremoso, fez tanto sucesso que, em pouco tempo, todos os restaurantes da região passaram a preparar da mesma maneira que a gente. Foi aí que o baião, de coadjuvante, passou a ser a estrela principal. Ainda hoje, é um diferencial do nosso cardápio. Depois fomos agregando outros pratos, mas sempre direcionando para uma gastronomia regional, com carne de sol, paçoca de pilão, macaxeira, queijo de coalho, arroz de leite, manteiga da terra, entre outros", relata Iolanda.

Mais informações:

Restaurante Só Baião
Rua Ana Triste, 120 - Bairro São Miguel - Crato-CE
Funciona de quarta a segunda-feira.

Fonte: Diário do Nordeste