Empresários caririenses do setor de bares e restaurantes perceberam que a união faz a força e têm participado de ações de capacitação, como o Caminhos do Sabor

No Cariri, onde a adoração ao Padre Cícero aquece o turismo, bares e restaurantes aprimoraram a culinária, incrementando a alimentação fora do lar fotos: divulgação

Quando surgiu no Cariri, em maio de 2010, a primeira seccional no interior do Nordeste da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) tinha um grande desafio: contribuir, por meio do associativismo, para o desenvolvimento do segmento de alimentação fora do lar no cenário regional. Pouco mais de três anos se passaram e, com trabalho e dedicação, a força da união rende importantes avanços para as empresas e o segmento vislumbra um cenário mais promissor.

A criação da Abrasel Cariri surgiu de um grupo de empresários, a partir do estímulo do Sebrae, durante reuniões do Fó-rum de Turismo e Cultura do Cariri. O colegiado, com mais de 16 anos de existência, é uma instância de governança local em que questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável da região são discutidas e encaminhadas.

Em 2010, após levantamento das dificuldades e oportunidades para o segmento da alimentação fora do lar, os empresários perceberam que a desunião e a falta de espírito de cooperação eram pontos que emperravam a evolução do setor.

O presidente da entidade, José Bezerra Feitosa Júnior, conta que as empresas tinham muitos problemas em comum, mas cada uma tentava resolvê-los isoladamente. O associativismo foi apontado como uma saída para que as empresas ganhassem representatividade. A criação de uma entidade que pensasse soluções conjuntas em benefício coletivo foi o caminho natural.

"A cooperação era uma ideia nova e a criação da Abrasel, que já era uma entidade atuante e de grande prestígio nacional, promoveu uma grande quebra de paradigmas. Antes, o empresário enxergava o outro como concorrente. Não havia a consciência de que as empresas, juntas, poderiam se tornar mais fortes em busca de um objetivo comum. Faltava a percepção de que a união poderia modificar, também, individualmente cada negócio", diz.

A seccional da Abrasel no Cariri foi lançada em maio de 2010 e iniciou as atividades com oito associados. Em poucos dias, já eram 20 empresas. Hoje, são 40. O grupo se reúne, mensalmente, para discutir assuntos de interesse das empresas e levantar demandas. Nesses três anos, é perceptível o crescimento do segmento e as melhorias conquistadas. A associação estabeleceu parcerias estratégias e aos poucos foi ganhando confiança e credibilidade das empresas da região.

"É fato que o segmento cresceu. Quem vê o antes e depois das empresas associadas entende a importância de estarem unidos. As ações que foram promovidas ao longo dos anos contribuíram para uma mudança de comportamento dos empresários, melhorando a estrutura dos estabelecimentos e profissionalizando cada vez mais a atividade. A visão que eles possuem do negócio é totalmente diferente hoje. As capacitações tiram o empresário do comodismo. Mudam não só a visão deles, mas o próprio negócio. Eles começaram a ver o que estava errado e corrigiram", relata o presidente da Abrasel Cariri.

Os casos de sucesso dos empresários que conseguiram prosperar serão contados nas próximas edições do caderno Tur do Diário do Nordeste.

Atividades

Segundo Feitosa Júnior, para que a nova realidade do setor fosse possível no Cariri, a entidade realizou diversas ações. Os associados puderam participar do programa Caminhos do Sabor - A união faz o destino e do festival Brasil Sabor, ambos uma parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo (MTur), que visam promover a gastronomia como diferencial competitivo para o turismo, o festival Bar em Bar, o evento Prazeres da Mesa, entre outros.

Além disso, foram realizadas missões empresariais a feiras e eventos, visitas técnicas a empresas certificadas, consultorias e treinamentos em gestão, através do programa Restaurante Inteligente, higiene e manipulação de alimentos, inovação e excelência na qualidade. As atividades têm como objetivo aprimorar os serviços e qualificar o setor de bares e restaurantes no Cariri, promovendo um nível de excelência compatível com a importância da região no cenário turístico.

"O Sebrae é nosso parceiro estratégico. Desde o início, a instituição nos apoia. Essa parceria tem sido vital não só para o fortalecimento da Abrasel no Cariri, mas para o ganho de competitividade das empresas. Nosso segmento é formado, prioritariamente, por pequenas empresas e o mercado está cada vez mais competitivo, com a chegada de grandes redes de fast-food. A nossa sobrevivência depende muito desse incentivo", enfatiza o empresário.

Além das capacitações, o Sebrae apoiou a elaboração de um planejamento estratégico para a entidade, com orientação de consultor, para estabelecer prioridades e metas e foi parceiro, também, na confecção do Guia do Sabor do Cariri, publicação que traz informações sobre os associados e a gastronomia local.

Outro parceiro da Abrasel Cariri é o Senac. A falta de mão de obra qualificada é um dos principais problemas dos restaurantes e bares da região.Desde que a Abrasel firmou parceria com o Senac já foram capacitadas mais de 300 pessoas em cursos de garçom, governanta e brigada de incêndio, entre outros, possibilitando um grande salto na qualidade profissional e na melhoria dos serviços.

"O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-CE), também tem dado uma boa contribuição para o desenvolvimento do segmento de alimentação fora do lar no Cariri", ressalta Júnior. Ele destaca, ainda, a parceria do MTur, Geopark Araripe e Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Missão

A Abrasel é uma entidade nacional que assumiu a missão de ajudar a construir um ambiente empresarial mais favorável aos negócios do setor de bares e restaurantes. O segmento emprega seis milhões de pessoas no País, gera 2,4% do PIB e absorve 26% do total de gastos com alimentação. No turismo, o segmento é responsável por 40% do PIB e 53% da mão de obra empregada. No Ceará, cerca de sete mil empresas são formalizadas, com quase 400 oficialmente filiadas à Abrasel.

Mais informações:

Abrasel Cariri
Av. Governador Plácido Aderaldo Castelo, 220, sala 10
Lagoa Seca - Juazeiro do Norte-CE
Telefone: (88) 3512.3403
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Sebrae apoia a cooperação


O Sebrae mantém estreita parceria com a Abrasel Cariri, pois a sua missão institucional é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. A cooperação é uma das estratégias mais eficientes para isso.

Restaurantes e bares do Cariri têm participado de diversas ações voltadas para o fortalecimento do setor, incentivando a gastronomia e o turismo

De acordo com o analista do escritório regional do Sebrae em Juazeiro do Norte, Édio Callou, a ideia da parceria é buscar soluções capazes de ajudar as empresas associadas a conquistarem novos mercados e a fortalecerem suas marcas com criatividade e inovação, quer no campo gerencial e tecnológico quer na relação com o mercado.

"Dessa forma, as empresas têm mais chances de prosperar e o destino Cariri se torna mais qualificado, atraindo mais turistas, gerando emprego, renda e desenvolvimento", explica o analista. Segundo ele, as ações realizadas com a parceria do Sebrae têm a intenção de fortalecer os restaurantes e bares da região e, assim, incentivar o turismo e a gastronomia locais. "Para isso, o protagonismo dos empresários, através da Abrasel, tem sido fundamental", comenta.

Um dos exemplos mais recentes de atuação do Sebrae em prol das empresas do segmento de alimentação fora do lar no Cariri é a aplicação da solução Gestão da Inovação do Sebrae Mais. Dessa forma, os empresários podem compreender como a inovação pode contribuir para a competitividade da empresa e podem, também, entender os conceitos de inovação e os processos de gestão da inovação. Além disso, têm a chance de implantar estratégias inovadoras na empresa.

São 15 horas de capacitação, divididas em cinco encontros presenciais. Após, a empresa conta com três horas de assessoria e poderá, ainda, receber até 40 horas de consultoria individualizada para a implantação de ambientes inovadores para estimular a criatividade e a vontade de todos da empresa para fazer melhor e diferente. O curso foi realizado nos dias 2 e 3 deste mês. As consultorias individuais ocorrerão de 18 a 20 deste mês.

Édio explica que a concorrência deve servir de estímulo à criação e lançamento de novidades quase que continuamente. Por isso, as empresas podem e devem ter na inovação um dos seus alicerces para garantir um futuro duradouro. De acordo com o presidente da Abrasel Cariri, Feitosa Júnior, um grupo de empresas associadas irá participar da capacitação.

"O setor de alimentação fora do lar está cada vez mais dinâmico e competitivo, necessitando rever práticas e processos para melhorar o atendimento ao mercado cada vez mais crescente e exigente. O curso de Gestão da Inovação do programa Sebrae Mais oportunizará conhecimentos para inserir nas empresas a cultura da inovação constante, apresentando conceitos importantes e ferramentas de planejamento para a identificação e execução de projetos que resultarão em melhorias no atendimento, apresentação de diferenciais, ampliação da produtividade, qualidade e consequente melhoria do desempenho financeiro da empresa", justifica o analista.

Mais informações:

Escritório do Sebrae em Juazeiro do Norte-CE
Rua São Pedro S/N–
Praça da Matriz
Telefone: (88)3512.3322
Central de Relacionamento
Sebrae: 0800.5700800

Gastronomia vai ganhar um polo

A Abrasel Cariri investiu muito, ao longo de seus três anos de existência, na qualificação empresarial e profissional. Mas, a atuação da entidade vai além. Foram feitas parcerias com empresas e fornecedores para barganhar descontos e conseguir benefícios para as associadas.

O presidente da Abrasel Cariri, Feitosa Júnior, revela que para o futuro já estão sendo pensadas diversas atividades. Uma delas é a apresentação à Câmara Municipal de Juazeiro do Norte de um projeto de lei para a criação do polo gastronômico do bairro de Lagoa Seca. A ideia da iniciativa, que também conta com a parceria do Sebrae, é promover os empreendimentos da região e criar um produto turístico diferenciado, com qualidade no atendimento e identidade visual própria.

O projeto envolve a melhoria de diversos aspectos, desde o combate à poluição sonora à coleta seletiva do lixo e a doação de óleo de cozinha para fabricação de óleo diesel. Inicialmente, 20 estabelecimentos do bairro participariam da iniciativa. Segundo Júnior, Lagoa Seca foi escolhido por ser um bairro em franca expansão de empreendimentos no segmento e, a exemplo da Varjota em Fortaleza, possuir a maior quantidade de restaurantes e bares na cidade.

"A Abrasel cresceu não só em número, mas especialmente em prestígio, força e organização. A associação é respeitada pelo trade turístico, pelos órgãos governamentais e não governamentais pelo seu poder de mobilização e responsabilidade para com o turismo e o desenvolvimento do Cariri", afirma o empresário.

Outra ação de promoção da gastronomia é a participação de empresas associadas da Abrasel em Juazeiro, Barbalha e Crato na feira Cariri Forte, que será realizada de 23 a 26 de outubro pelo Sebrae. Criado com o objetivo de abrir um mundo de possibilidades e garantir a melhor informação para o empreendedor da região, o evento terá desde exposição de design e moda a ações voltadas para as áreas de turismo, gastronomia e hotelaria, além de um painel analítico das tendências de mercado e oportunidades de negócios específicas para o mercado caririense.